Link do Formulário de Pré-Matrícula (se recomenda ler antes o texto)

QRCode para Pré matrícula Estágio Supervisionado

Disponível até às 23:59h do dia 10/05/2024.

 

Disciplina Estágio Supervisionado

A disciplina Estágio Supervisionado visa propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, a fim de se constituir em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano. Atividades específicas da atuação do estagiário na empresa serão delineadas pelo supervisor.

Estágio Supervisionado é uma disciplina dos cursos de Engenharia da FGA (e da maioria dos outros cursos de qualquer universidade). Não caracteriza, por si só, um estágio.

Um estágio já realizado ou em andamento pode ser aproveitado para obter os créditos na disciplina. Se for novo precisa cadastrar no SIGAA. (https://deg.unb.br/images/DEG/estudante/manual_para_estudantes_2022.pdf página 52)

Pré-requisitos para se matricular em Estágio Supervisionado

Atender as condições estabelecidas na Resolução de Estágios da FGA:

  1. Ter concluído 70% da carga horária total do curso;
  2. Apresentar 210h de atividades técnicas supervisionadas até a conclusão da disciplina;
  3. Não exceder o limite de 32 créditos no total em disciplinas matriculadas (exceto se seja um provável formando);
    • a disciplina de estágio supervisionado possui 14 créditos, portanto o limite máximo de créditos em outras disciplinas é 18.
    • essa regra não se aplica a prováveis formandos, ou seja, àqueles que terminarão o curso até o final do semestre.

Atividades aceitas como Estágio Supervisionado

Para fins de contabilização de créditos de Estágio Supervisionado, poderão ser aproveitadas as seguentes atividades sempre que contabilizem no mínimo 210 horas após a data de integralização dos 70% dos créditos exigidos no curso:

  1. Estágios obrigatórios e não obrigatórios oficializados na UnB.
  2. Projeto de pesquisa com pagamento de bolsa e área de atuação do curso (via CDT ou FINATEC, por exemplo), comprovadas por contrato da bolsa e plano de pesquisa
  3. Atividade profissional na área de atuação do curso. Como exemplos temos as atividades como MEI (Microempreendedor Individual), trabalho com carteira assinada (CLT) e contratos de serviço temporário (como pessoa física - RPA - ou como empresário).

 

O estágio precisa ter relação com o PPC do curso de Eng. Eletrônica. Para provar isso deve existir um Plano de Atividades ou Descrição de Atividades. Não adianta falar que trabalho numa empresa correlata à Eletrônica, deve provar que desenvolve atividades de eletrônica, automação, etc., vinculadas ao curso.

Documentação para realizar a matrícula

  1. Histórico escolar (emitido pelo SIGAA)
  2. Grade horária (emitida pelo SIGAA)
  3. Comprovante da atividade para o estágio, que pode ser:
    1. Estágio obrigatório e não-obrigatório em qualquer instituição oficializados na UnB: Apresentar o Termo Estágio e o Plano de Atividades. (ver Procedimento de Pré-Cadastro de Estágio no SIGAA); 
    2. MEI ou CLT com contrato de trabalho, contrato de serviço temporário, contrato de prestação de serviço ou trabalho com carteira assinada: Apresentar contrato de trabalho ou qualquer documento que demonstre vínculo com a instituição, data do vínculo e carga horária de trabalho e descritivo de atividades (se não estiverem no contrato). Precisa de uma descrição das atividades, que pode ser um documento assinado pelo Supervisor de Estágio (qualquer colega da empresa que trabalha nessa área e que no final vai aprovar seu relatório).
    3. Projeto de pesquisa com plano de atividades e carga horária semanal, definida por contrato (exemplo, projetos gerenciados pela FINATEC e FAPDF). Apresentar contrato e plano de atividades com assinatura do coordenador do projeto, constando período de vigência, carga horária e nome do grupo/instituição de pesquisa. No caso de Empresas e Projetos de Pesquisa com bolsa, já tem as atividades definidas na contratação, mas deve ser definida a carga horária num aditivo assinado pelo Supervisor de Estágio.

Além dos documentos, você precisa de um orientador de estágio. Pode ser qualquer professor da UnB que concorde em orientá-lo.

Quando acontece a matrícula em Estágio Supervisionado

A matrícula em Estágio Supervisionado acontece de forma similar à matrícula de TCC1 e TCC2. A solicitação acontece durante o primeiro mês de aulas de um semestre que se inicia e data final de matrícula e definida pela coordenação e está especificada no início deste texto. Mas, não desespere, a matrícula acontece apos essa data.

Como se matricular em Estágio Supervisionado

Para solicitar a inscrição, é necessário:

  • um Orientador de Estágio;
  • um Supervisor de estágio (trabalhador de empresa ou instituição onde será realizado o estágio, com formação ou experiência no tema do estágio);
  • documentação comprobatória do estágio;
  • histórico escolar, emitido pelo SIGAA e
  • grade horária, emitida pelo SIGAA.

Para a pré-matrícula na disciplina de estágio supervisionado os alunos devem preencher o Formulário de Pré-Matrícula (até a data definida acima)

Depois que você solicita a matrícula, o coordenador de estágio do curso, bem como a coordenação do curso, avaliam se o aluno cumpre todos os requisitos para cursar a disciplina. Após avaliados os requisitos, a secretaria da coordenação de cursos faz a matrícula de todos os alunos cuja solitação foi deferida.

Avaliação e conformação da menção da disciplina de Estágio Supervisionado

O aluno deve entregar no final da disciplina o Relatórios de Estágio e o professor orientador do estágio dará a menção final ao aluno com base nesse relatório. Cada Orientador pode solicitar informações e documentos diferentes conforme sua preferência. Converse com seu Orientador antes de culminar o semestre para combinar a entrega do relatório.  

Como escolher um Orientador de Estágio para a disciplina de Estágio Supervisionado

O Orientador de Estágio para a disciplina de Estágio Supervisionado poderá qualquer professor do curso do discente ou de atuação afim da atividade de estágio que, que esteja disponível para acompanhar seu trabalho e para fazer a avaliação do relatório de estágio.

O professor que assinará como Orientador da disciplina Estágio Supervisionado não precisa ser o mesmo professor que assinou o Termo de Compromisso de Estágio de um estágio prévio que o estudante apresentará como comprovação de atividades.

Limite  de créditos para cursar Estágio Supervisionado

O limite de créditos para cursar Estágio Supervisionado é o limite superior de créditos de seu curso. 

Na FGA, o limite superior é de 32 créditos. Todas as disciplinas em que você estiver matriculado mais os créditos de Estágio Supervisionado não poderão ultrapassar esse valor. A condição de Provável Formando (conferir Guia do Aluno da UnB) permite que essa restrição seja dispensada.

Eu preciso fazer as atividades de estágio supervisionado no decorrer da disciplina?

Não. Entretanto, você poderá aproveitar retroativamente apenas as atividades que você fez após completar 70% do curso.

Se eu aproveitar atividades retroativamente, a restrição do limite de créditos se aplica a mim?

Sim. Independentemente da forma como você apresentará suas atividades na disciplina, a disciplina possui 14 créditos cursados no semestre de matrícula.

 

Fontes

  1. Regras de Estágio
  2. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Eletrônica (Tópicos 12.2 e 27.3)
  3. Inscrição para a disciplina de Estágio Supervisionado
  4. Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008
  5. Regulamento geral de estágios de graduação da Universidade de Brasília
  6. Regulamento de estágios da FGA
  7. FAQ_Estagio_Supervisionado
  8. Disciplina de Estágio Supervisionado
  9. Manual para estudantes (página 52)